Santuário de Nossa Senhora do Globo

 

Está localizado na extrema dos fundos do terreno do Instituto Maria Imaculada, próximo ao topo da colina ali existente donde se tem um mirante com visão privilegiada da cidade depois de vencidos os degraus de madeira e trecho de calçamento trilha peregrina.

A ideia da construção do Santuário surgiu em 2003, a partir de um sonho da superiora do colégio, Irmã Rita Esteves Desidéri, no qual mandava erguer uma ermida para a Virgem no cume da montanha no intuito de abençoar Pacoti e seus visitantes, homenageando a Santa que se manifestou à noviça Catarina de Labouré em 27 de novembro de 1830, na Capela das Filhas da Caridade na França. Nossa Senhora apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor.

Contribuíram para a realização do sonho o GREPA – Grupo de Ex-alunas de Pacoti. Para transportar a imagem até o alto, no dia 20 de outubro de 2004 uma equipe liderada pelo Sr. Weine Cleiton Matos Luz, seguida pelas irmãs, alunos, professores e demais pessoas da comunidade cumpriu a árdua tarefa. O santuário foi inaugurado em 27 de novembro de 2004, dia de N. S. da Medalha Milagrosa, com a celebração eucarística presidida pelo Cônego Belisário, sobrinho da Irmã Margarida Marques.

Referência de fé e devoção, assim como constitui visita ecológica à mata nativa, a trilha ao Santuário é uma opção especial para os que buscam aventura, natureza e espiritualidade.

Fonte: Texto adaptado do Livro “Pacoti, História & Memória”, de Levi Jucá (Editora Premius, 2014)

Projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu
Trilha da Memória – Pacoti – CE