Prefeitura Municipal

 

Sua origem remonta à emancipação política de Pacoti. Na época, com a denominação de “Pacoty”, assim mesmo escrito com “y” devido à antiga ortografia, a povoação da Pendência tornava-se Vila (ato equivalente ao de emancipação), desmembrando-se de Baturité. Isto se deu por força do Decreto Lei n.º 56 de 02/09/1890, deste que podemos chamar de “Certidão de Nascimento” do município:

Decreto Nº 56 de 2 de Setembro de 1890

Eleva a categoria de villa a povoação da Pendencia, da comarca de Baturité, com a denominação de Pacoty e com os mesmos limites do respectivo destricto de paz.
O Governador do Estado do Ceará usando da faculdade que lhe confere o Decreto Nº 7 de 20 de Novembro de 1889, decreta:
Art. 1º Fica elevada à categoria de villa a povoação de Pendencia, da comarca de Baturité, com a denominação de Pacoty e com os mesmos limites do respectivo destricto de paz.
Art. 2º Revogam-se as disposições em contrario.
Casa do Governo do Ceará, em 2 de Setembro de 1890.
Cel. Luís Antonio Ferraz

A Prefeitura inicialmente era denominada “Intendência” e abrigava a Câmara Municipal e algumas salas de aula. Seu primeiro intendente foi o Sr. José Pacífico da Costa Caracas e teve como primeiro prefeito o Cel. José Cícero Sampaio, em 1914. Ao longo de sua história, o prédio passou por duas grandes reformas estruturais. A última, que preserva sua atual arquitetura, foi empreendida no ano de 1979, pelo então prefeito Luís Valdeci Nunes Gomes.

Fonte: Texto adaptado do Livro “Pacoti, História & Memória”, de Levi Jucá (Editora Premius, 2014)

Projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu
Trilha da Memória – Pacoti – CE