fundo parallax

Lançamento da Plataforma Virtual “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”

Download Folder 9.20MB

“Arquivos da Memória: Maciço de Baturité” é uma realização do Ecomuseu de Pacoti, entidade comunitária que nasceu da iniciativa transformadora de jovens que, ao explorar o território em que habitam nos seus aspectos culturais e naturais, acumularam um precioso acervo. Atuando em várias frentes, da iniciação à divulgação científica, passando pela pesquisa histórica e ambiental, o Ecomuseu de Pacoti vem tornando-se uma referência em educação integral, além de conquistar parcerias e diversas premiações nos âmbitos estadual, nacional e internacional.

Configura-se como a primeira plataforma virtual a resguardar arquivos de valor histórico e cultural (impressos, manuscritos, fotografias, objetos, etc.), referentes à memória da Região do Maciço de Baturité, que serão preservados e disponibilizados ao público em geral, através da internet. Trata-se de uma ação contínua, visto que a triagem, catalogação e digitalização dos arquivos, bem como sua inserção no portal, será feita de forma constante e permanente.

Tal acervo, em parte custodiado pelo Ecomuseu de Pacoti ou proveniente de outras fontes autorizadas, resguarda fatos e peculiaridades relevantes sobre o passado, costumes, arte e cultura da Região Baturiteense, convertendo-se em inestimável fonte de pesquisa e permitindo o acesso fácil e direto aos conteúdos e documentos a estudantes, educadores, pesquisadores e ao público em geral, possibilitando, inclusive, que os próprios habitantes locais reconheçam o valor desse patrimônio.

Dentre as etapas da iniciativa, destaca-se a formação destinada a estudantes e representantes de instituições públicas e privadas do Maciço, através de cursos e oficinas nas áreas de gestão e organização de acervos, conservação e restauro de papéis e fotografias, além de exposições físicas e virtuais que aguçaram a curiosidade e o interesse de muitos para o universo dos arquivos. Acima de tudo, trata-se de um verdadeiro exemplo de preservação e disseminação do legado de um povo para as presentes e futuras gerações do Maciço de Baturité.

Você também pode colaborar conosco. Entre em contato se possui ou conhece alguém que guarda materiais referentes aos municípios que compõem a região: Baturité, Pacoti, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Palmácia, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Itapiúna, Capistrano, Barreira e Ocara. Através de seu apoio, relato, empréstimo ou doação, não só estaremos preservando, como também escrevendo, juntos, um capítulo especial da História do Ceará!

O Projeto “Arquivos da Memória: Maciço de Baturité”, contemplado no IX Edital Mecenas do Ceará, conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura
(Lei Estadual Nº 13.811).

Agradecimentos: Esmaltec.

Data do lançamento oficial: 03 de novembro de 2018.