Desde 2014 o projeto “Jovem Explorador e o Ecomuseu", composto por estudantes e educadores, tem por principal objetivo a pesquisa e a divulgação do patrimônio cultural e natural de Pacoti e região, por meio de ações educativas interdisciplinares.
O grande fruto desse trabalho foi a implantação de novo equipamento cultural na cidade, o Ecomuseu de Pacoti, que passou a ser o principal canal de informações sobre a nossa história local, considerando de forma integral as nossas riquezas culturais imateriais, como tradições, saberes e fazeres, também acervos e outros bens materiais, além de discutir sobre sustentabilidade e meio ambiente, através do registro e divulgação científica de nossas espécies raras.
Assim, mapeamos trilhas da memória (pelas ruas da cidade) e trilhas ecológicas (pelas matas e áreas rurais) com o intuito de explorar o território em benefício de escolas públicas e comunidade em geral, chegando a ensaiar essas atividades com grupos de visitantes e turistas.
Turismo 4.0
Patrimônio Cultural
Patrimônio Natural
Público Alvo
Jovens de 15 a 29 anos residentes no Maciço de Baturité. Sendo 50% das vagas de todas as ações do projeto destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Quem está realizando
O Projeto “Bora Explorar?” é coordenado pelo jovem pacotiense e estudante de Engenharia Ambiental da UFC, Charles Miller, em parceria com o Ecomuseu de Pacoti e a Startup Turisnato. Esse projeto surgiu de um sonho de transformar a realidade da região do Maciço de Baturité através da realização de várias ações na área de empregabilidade jovem aliada ao turismo, sendo o curso de formação a primeira ação. Todo esse trabalho foi desenvolvido graças ao projeto “Bora Explorar” ter sido agraciado com o Prêmio DPK Jovem Empreendedor da Fundação Educar D’Paschoal (Campinas/SP) em 2020.
Realização
Patrocínio